Jornalismo de dados no Zeit Online

 

O projeto permite comparar padrões de vida em vários países. Utilizando dados do PISA, aborda um relatório sobre o nível da educação no mundo, publicado em 2010. O relatório se baseia em um questionário aplicado a crianças de quinze anos sobre as condições de vida delas.

A idéia surgiu com objetivo de fornecer e comparar os padrões de vida nós diferentes países. A equipe editorial decidiu os fatos que seriam úteis para tornar os padrões de vida comparáveis. Riqueza: Número de TVs, carros, situação familiar, percentual de famílias com apenas um filho, pais desempregados, acesso a internet. Esses fatos foram traduzidos em ícones. Uma programação de design foi construída para fazer comparações entre diferentes países. O resultado gerou muito tráfego na internet. É muito simples comparar os países, fazendo do aplicativo uma referência.

Através do Zeit Online, o projeto tem aumentado o tráfego e ajudado a envolver o público de varias formas. Como por exemplo, houve muita cobertura sobre a situação da usina nuclear em Fukushima depois do tsunami no Japão. As pessoas podiam ler um monte de coisas sobre as evacuações.

Há dois anos o departamento de pesquisa e desenvolvimento e o redator-chefe do Zeit Online, Wolfgang Blau, defendem o jornalismo de dados como uma importante maneira de contar histórias. Transparência, credibilidade e envolvimento do usuário são partes importantes da filosofia. Por isso o jornalismo de dados é uma parte natural do trabalho atual e futuro. Visualizações de dados podem agregar valor para a recepção de uma matéria e é uma forma atraente para toda a equipe editorial apresentar conteúdos.

 

Leave a comment