Banco de dados: uma maneira diferente de informar

Não quero dizer que os bancos de dados vão salvar o jornalismo, mas eles nos aproximam do futuro, que é digital. Abrir a mente para novas maneiras de fazer jornalismo é essencial.

Uma área temida por alguns jornalistas e, até então, também pouco explorada por eles, o jornalismo de dados vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, mas ainda não chegou onde deveria, segundo Pilhofer.  “Se você perguntar para um jornalista de um veículo impresso como funciona o processo de produção de seu jornal, com certeza ele vai saber responder. Mas se você questionar um jornalista de web sobre como é o funcionamento do site em que ele trabalha, ele provavelmente não vai saber te explicar. Isso precisa mudar”, afirmou.

O jornalismo de dados é realizado em três etapas: a captação dos dados, o tratamento desses dados e a narrativa feita a partir deles.

Para quem não tem conhecimento tão avançado sobre base de dados, ou não trabalha num grande jornal a dica é simples: é possível fazer uma boa matéria interativa, utilizando dados, com recursos simples oferecidos gratuitamente pelo Google, como o Google Fusion Tables, por exemplo (ferramenta utilizada para criar mapas interativos). Outro recurso é o uso das redes sociais. Durante as eleições presidenciais, foi criada uma conta no Instagram, que exibia fotos tiradas pelos leitores sobre diferentes situações do período eleitoral. Enfim, o essencial para a produção de um conteúdo com banco de dados de qualidade é apenas começar, sem desculpas.

 

A utilização de banco de dados no jornalismo não é algo novo,pois desde que as redações foram informatizadas ainda na década de 70 nos Estados Unidos e em parte da Europa no Brasil esse processo ocorre nos grandes jornais na década de 80. Para o jornalismo digital de terceira geração, nosso interesse especifico, pode se pensar na ideia de bancos de dados inteligentes e dinâmicos.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s