Recursos para ajudar repórteres a coletar, organizar e analisar dados

O primeiro passo para se tornar um jornalista de  dados é achar as informações. Já existe inúmeros sites que ajuda nessa coleta o Data Driven Journalism, fornece uma coleção de recursos de aprendizagem.  O Open Dta Cook Book, criado por Tim Dves fornece aos visitantes um passo a  passo de como encontrar e utlizar dados abertos.
Outra plataforma que oferece dados abertos é o Get the Data, que compartilha dados de uma maneira mais interativa através de fórum os usuários perguntam e respondem como encontrar dados sobre um determinado assunto.
O governo dos Estados Unidos criou o Data Gov, com o objetivo de  melhorar a coleta de sites  abertos, ele fornece dados sobre  diversas cidade e estados do país.
Devido ao acesso limitado à informação na América Latina, data gov não contém recursos de dados abertos nos países latino-americanos.
Atualmente vem surgindo inúmeras ferramentas que ajudadam na coleta e interpretacção de dados, alguns exemplos são: o Many Eyes ajuada a criar visualizaçãoes a base de dados, Yahoo! Pipes é acessível e ajudada a agregar dados, Google Fusion Tables cria visualização de dados através de tabelas, já o Google Public Data Explorer é um programa que faz com que grandes conjuntos de dados sejam fáceis de explorar Esses são alguns exemplos de ferramentas gratuitas disponibilizadas na internet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s