Manual de jornalismo de dados

  Depois de várias versões em diversas linguas o Manual de Jornalismo de Dados foi traduzido para português. A intenção desde livro é ser uma fonte para qualquer um que esteja interessado em se tornar um jornalista de dados.
  Este livro não da um repertório completo de todo o conhecimento e habilidade necessários para se tornar um jornalista de dados. Mas ainda assim pode dar uma noção de como começar e de onde procurar.
  O jornalismo de dados pode ajudar a formular ema reportagem mais elaborada através de infográficos envolventes,ajudar a explicar como uma reportagem se relaciona com o indivíduo, e ainda revelar o processo de contrução da noticia. Os dados podem ser a fonte do jornalismo de dados, ou podem ser as ferramentas com as quais a notícia é contada.
  A importância do jornalismo de dados é juntar informações, filtrar e visualizar o que está acontecendo. O principal foco do jornalista quando se usa dados relevantes e rigosos deixa  de ser o furo e passa a ser o que realamente a noticia quer dizer.
  O jornalista tem que ter dominio e conhecimento sobre busca, limpeza e tratamento de dados, o que o ajuda a contruir um texto baseado em dados concretos e não em citacões vagas achadas em lugares não confiáveis.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s