Fundação usa jornalismo de dados para analisar raízes da pobreza.

Gumersindo Lafuente já participou do departamento digital dos jornais em espanhol El mundo e El País, mas um dos seus trabalhos mais significativos foi o Soitu.es, um site de notícias lançado em 2007que usou inúmeras ferramentas tecnológicas, mas o empreendimento fechou em 2009  fechou por falta de fundos.
  Agora Lafuente se dedica ao PorCausa.org, um projeto no qual coleta e produz projetos de jornalismo de dados sobre questões relacionadas a desigualdade e a pobreza.
  Lafuente preocupou em mostrar e pesquisar sobre um tema fluente na Espanha, algo que o encomodava, em companhia de várias pessoas especializadas em diversas áreas. A ideia é transformar o site em um centro interativo onde se possa ver informações sobre a raíz da pobreza não somente na Espanha mas em outros países como Africa, e que os dados postados na plataforma sirva para que jornalistas de determinado local investigue se algo está sendo feito, se verbas de ONGs que combatem a pobreza estão sendo destinadas corretamente.
  ”Se pudermos aprender a gerenciar os dados, se perseverarmos em pressionar o governo para tornar os dados disponíveis para o público, teremos um governo melhor e uma sociedade melhor ”. Gumersindo Lafuente.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s