About

ANDRIELLY GONÇALVES 
Jornalismo de dados: novas possibilidaddes na internet
  Nos dias 22 e 23 de novembro de 2013, o editor do jornal norte-americano The New York Times, Aron Pilhofer, ministrou um curso sobre o uso de dados e tecnologia na produção de noticias para os alunos da Especializção em Produção e Avaliação de Conteúdos para Mídias Digitais da Universidade Positivo (UP) em Curitiba.
  Pilhofer afirmou que o uso de dados no jornalismo permite a produção de matérias com mais embasamento do que aquelas que não utilizam esse tipo de produção. As mídias tradicionais, sem novos formatos ou interação com o usuário não chama tanta atenção.
  Ele explicou que isso foi percebido pelo jornal norte-americano e no The Guardian, de Londres e que umas das ferramentas mais simples usada por ele é o Excel, pois permite a inserção e o cruzamento de dados o que ajuda os jornalistas na produção de matérias mais aprofundadas. O desafio acaba  sendo fundir o tradicional com a mídia interativa.
  Um outro exemplo apresentado por Pilhofer, foi um aplicativo que permite que os leitores selecionem, em uma matéria de moda cores de vestido que querem ver e que fizeram parte dos eventos do Oscar uma maneira inovadora,  diferente de fazer notícia. Para construção de notícias interativas é necessário se ter dados, design e um código.
  Aron Pilhofer é especialista em data driven journalism, uma vertente do jornalismo voltada ao uso de programação para criação de notícias multimídia e interativas.Faz parte do New York Times desde  2005, e trabalha para aprimorar a versão do veículo online.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s