Ladrões do internetês

Eles estão por toda parte. Como evitar os hackers e deixar suas contas mais seguras?

por Gabriel Valle

Pode não ser no Facebook, mas um roubo em uma rede social com mais de 240 milhões de usuários deve ser, no mínimo, assustador. É o aconteceu com o LinkedIn: a rede social de negócios e relacionamentos acessada no mundo no todo. Só no Brasil, ela possui cerca de 15 milhões de usuários. Pois bem: hackers invadiram a rede e conseguiram roubar cerca de 6,5 milhões de senhas, decifrando suas chaves de acesso, que se encontram criptografadas.

A primeira suspeita surgiu em um site da Noruega, que teria identificado um arquivo com as senhas em um fórum na Internet. Depois, o pesquisador de segurança Per Thorsheim divulgou, por meio de sua conta no Twitter, que hackers estariam pedindo ajuda para conseguirem abrir as chaves de segurança.

Entretanto, segundo o site norueguês, as senhas foram postadas no fórum sem as contas de usuário, que são fundamentais para que se faça o login na rede. Isso não significa, apesar de tudo, que essas informações também não tenham sido roubadas. Nada impede que os invasores estejam se resguardando, para utilizá-las no futuro.

Por isso, tome sempre cuidado em relação às suas informações pessoais na rede. Altere a senha com frequência, os nomes de usuário, e se possível até mesmo o e-mail. Confira o que o site oficial da Microsoft indica para preservar a privacidade essencial para um bom uso da Internet:

Primeiramente, leia a política de privacidade do site

As políticas de privacidade devem explicar claramente quais dados sobre você o site reúne, como eles são usados, compartilhados e protegidos e como você pode editar ou excluir esses dados (Por exemplo, olhe no final desta página e de cada página em Microsoft.com). Nenhuma declaração de privacidade? Leve seu negócio para outro lugar.

Não revele mais do que o necessário

  • Não publique nada online que você não gostaria que se tornasse público.
  • Minimize detalhes que o identifiquem ou que identifiquem sua localização.
  • Mantenha em segredo números de conta, nomes de usuário e senhas.
  • Só compartilhe seu endereço principal de e-mail ou nome em sistemas de mensagem instantânea (IM) com pessoas que você conhece ou com organizações de boa reputação. Evite colocar seu nome ou endereço em diretórios da Internet e sites de empregos.
  • Insira somente as informações necessárias – geralmente marcadas com asterisco (*)— no formulário de registro e outros.

Escolha o grau de privacidade desejado para seu perfil ou blog

Modifique as configurações ou opções do Internet Explorer ou de sites para gerenciar quem pode ver o seu perfil ou suas fotos online, como as pessoas podem procurar você, quem pode fazer comentários sobre o que você postar e como bloquear o acesso indesejado de outras pessoas.

Monitore o que outras pessoas postam

  • Procure seu nome na Internet usando no mínimo dois mecanismos de busca. Pesquise imagens e textos. Se você encontrar informações confidenciais suas em um site, procure informações de contato no site e envie uma solicitação para que suas informações sejam removidas.
  • Verifique regularmente o que outros escrevem a seu respeito em blogs e sites de redes sociais. Peça aos amigos que não postem fotos suas ou de sua família sem sua permissão. Caso se sinta desconfortável com informações ou fotos publicadas nos sites de outras pessoas, peça para que sejam removidas.”

Confira mais em: http://www.microsoft.com/pt-br/security/online-privacy/prevent.aspx; http://www.tecmundo.com.br/ataque-hacker/24682-troque-a-sua-6-5-milhoes-de-senhas-foram-roubadas-do-linkedin.htm

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s