Jornalismo de Dados?

Uma pesquisa de dados geralmente começa com uma pergunta, que sempre é um bom ponto de partida para a exploração de dados. As perguntas nos oferece um foco e também detecta os interesses nos dados.

Existem diferentes tipos de dados: qualitativos, quantitativos, categóricos, discretos e contínuos.

  • Dados qualitativos: tudo que se refere à qualidade de algo. Uma descrição de cores, textura, uma descrição de experiências, uma entrevista. Tudo isso é dado qualitativo.

 

  • Dados quantitativos: dados que se referem a números. O número de bolas de golfe, o tamanho, o preço, a nota em uma prova e etc.

 

 

  • Dados categóricos: são os que categorizam o item que você está descrevendo. A condição de “usadas” das bolas de golfe, por exemplo. Outros exemplos poderiam ser bolas novas, bolas quebradas e etc.

 

  • Dados discretos: são dados numéricos com brechas na sequência entre eles. Por exemplo, a contagem das bolas de golfe. Só pode haver um número inteiro de bolas de golfes (0,3 bolas seria impossível). Notas de prova e tamanhos de calçados são outros exemplos.

 

 

  • Dados contínuos: são dados em que todos os valores são possíveis. Não há brechas entre eles. O tamanho das bolas de golfes pode ser qualquer valor, 10,53 mm, 10,54 mm ou 10,536 mm. O tamanho do pé é outro exemplo, ao contrário do tamanho do calçado, que é um dado discreto.

 

Lucas C.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s