Jornalismo de Dados na BBC

O jornalismo de dados na BBC abrange projetos que utilizam dados para realizar uma ou mais das seguintes ações:

  • Permitir que o leitor descubra informação pessoalmente relevante;
  • Revelar uma história extraordinária ou desconhecida;
  • Ajudar o leitor a entender melhor uma questão difícil;

No site da BBC News, utiliza dados para fornecer serviços e ferramentas aos usuários há mais de uma década.

Um exemplo é uma publicação em 1999, tabelas das redes escolares, que utilizam dados publicados anualmente pelo governo. Leitores podem encontrar escolas locais, inserindo o código postal, e compará-las de acordo com os indicadores. Jornalistas da educação trabalham com a equipe de desenvolvimento para arrastar os dados às suas matérias antes da publicação. O ministério da educação tem o seu próprio serviço de comparativo. O desafio nessa área é proporcionar o acesso aos dados nos quais há um interesse público. Um exemplo recente de um projeto, foi à reportagem especial  Every Death on Every Road (Cada morte em Cada estrada). Fornecendo uma busca por código postal, permitindo os usuários encontrem a localização de todos os acidentes ocorridos nas estradas do Reino Unido na última década.

O projeto tem uma parceria com a London Ambulance Association e a rádio e TV BBC de Londres para monitorar acidentes em toda a capital. Relatado online em tempo real, e também através do Twitter utilizando a hashtag #crash24. Proporcionando maneiras de explorar grandes conjuntos de dados, foram criadas ferramentas simples para usuários, que fornecem informações. Estas ferramentas interessam àqueles sem tempo disponível, que podem não querer uma longa análise. A capacidade de compartilhar facilmente um fato.

Outro exemplo é a ferramenta The world at 7 billion: What´s your number (O mundo em 7 bilhões: Qual é o seu número?), publicada para coincidir com a data oficial em que a população mundial ultrapassou 7 bilhões. Quando colocava a data de nascimento, o usuário podia descobrir qual “número” ele era, quando nasceu. O número podia ser compartilhado através do Twitter ou Facebook. O aplicativo usava dados fornecidos pelo fundo de desenvolvimento da população das Nações Unidas. Era muito popular, e foi o link mais compartilhado em 2011 no Facebook do Reino Unido.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s