Jornalismo de dados e suas definições

 

 

 

     Quando de trata de jornalismo de dados logo já se imagina um novo tipo de jornalismo. Mas, isso não é verdade. Também imaginam- que seja uma nova modalidade jornalística, mas não é. Jornalismo de dados surgiu nos anos 70 para dar suporte e contextualização e mais profundidade a meios jornalísticos já existentes. E a sua definição é uma série de técnicas para explorar bases de dados e coletar histórias interessantes.

     O jornalismo de dados veio para facilitar e ampliar  técnicas que nos permite a explorar  as informações e promove-las de forma inteligente. Segundo Simon Rogers do The Guardian ‘’ É uma forma de  se obter histórias interessantes a partir de coleção de dados que, em seu estado bruto, não parecem contar história alguma’’. Para Sandra Crucianelli do Knight Center:  ‘’ É o mesmo jornalismo de sempre, só que agora podemos agregar dois componentes, 1) incorporação de uma programador á equipe jornalística, e 2) a nova forma que visualizados os dados.  Vivemos em um mundo rodeado por uma GRANDE quantidade de dados’’.

      Como foi dito acima o jornalismo de dados é utilizado há décadas. Mas se tornou uma tendência nos dias atuais por causa do avanço tecnológico que nos permite acessar grandes quantidades de dados. O governo também contribui com esses dados, pois mostram a transparência de sua ações. Ongs tem seu papel importante se esforçando para divulgar dados que contribua para sociedade em geral. No ano de 2.000 o jornalismo de dados tinha outros nomes, data driven jornalism, jornalismo digital a base de dados, visualização de dados e etc.

    O jornalismo de dados ganhou destaque em 2012 nas eleições dos EUA. Devido ao trabalho do jornalista de dados Nate Silver que conseguiu prever o resultado de 49 dos 50  estados do país. Mas outro grande destaque foi os dados vazados do WIKILEAKS em 2010 que tinham 300 mil registros. Enfim o Jornalismo de dados nada mais é do que milhares de informações e registros que nos permite a ter acesso a grandes assuntos do nosso país e do mundo

 

 

http://pt.slideshare.net/lammel/introduo-ao-jornalismo-de-dados

http://jornalismodigitalunesp.blogspot.com.br/2007/05/o-novo-conceito-banco-de-dados.html

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s