Jornalismo de dados e Colaboração além das Fronteiras

Os jornalistas investigativos são interessados em desvendar corrupção e crimes, que afetam a vida de milhões de pessoas. Vários dados de governos e outras organizações estão disponíveis online, disponíveis ao alcance de todos. Ao mesmo tempo vários corruptos nos governos e grupos de crime organizado se empenham em ocultar as informações. Há um esforço para manter as pessoas desenformadas enquanto conduzem negócios que causam problemas na sociedade, levando a conflitos, fome e outras crises. É obrigação do jornalista investigativo expor os malfeitos e, fazendo isto, desmantelar corruptos e criminosos.

Há três diretrizes que podem levar um jornalista a investigar grandes atos de corrupção e crime.É muito mais fácil obter informação fora do país. Informação obtida via bancos de dados estrangeiros ou por meio de leis de acesso à informação de outros países, pode ser o que precisa para fechar uma apuração investigativa. Criminosos não mantêm o dinheiro no mesmo lugar onde ele foi roubado. Preferem depositar em bancos estrangeiros ou investir em laranjas. Bases de dados que ajudam o jornalista investigativo a rastrear o dinheiro podem ser encontradas em vários lugares na internet.

Jornalistas investigativos de todo mundo se juntam em organizações como The Organized Crime and Corruption Reporting ProjectThe African Forum for Investigative ReportingThe Arab Reporters for Investigative Journalism, and The Global investigative Journalism Network. Jornalistas podem também fazer uso de plataformas de jornalismo profissional como a IJNet, onde informações são trocada diariamente. Vários repórteres dessas redes encontram situações parecidas, trocam informações e métodos. Listas de discussão por email e grupos de redes sociais.

Softwares ajudam os jornalistas investigativos a acessar e processar informação mais rápida. Eles são úteis para depurar, fuçar, coletar. Há muitos programas já prontos que podem ser usados como ferramenta para analisar, colher, ou interpretar informação, jornalistas investigativos precisam saber que há muitos programadores prontos para ajudar se necessários. Um exemplo de interface entre programadores é o ScraperWiki, onde jornalistas podem pedir ajuda. O Investigative Dashboard mantém uma lista de ferramentas prontas para recolher, modelar, e analisar dados. Há várias vantagens em usar as diretrizes, além de obter melhor acesso à informação. Uma delas é evitar os risco e garantir melhor proteção aos repórteres investigativos. O jornalista que trabalha com colegas em outros países, é mais difícil para criminosos identificarem o responsável pela exposição dos seus crimes. Como resultado, fica muito mais difícil para os corruptos tentarem uma retaliação ao jornalista.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s