Como “Formatar” uma Equipe para Trabalhar com Dados

Com certeza você já ouviu falar no termo “jornalismo de dados”. Uma das definições no qual pode ser classificado é como jornalismo de precisão, ou seja, é o jornalismo investigativo que consiste em base de dados. No Brasil esse tipo de jornalismo ainda é pouco utilizado, acredita-se que um dos motivos seja a falta de profissionais qualificados na área de dados.
Uma das dicas essenciais para se construir uma equipe de sucesso nessa área é o trabalho comunitário e a interação dentro da redação. Imagine a situação seguinte: O profissional de dados impulsiona o jornalista para juntos produzirem uma matéria com parâmetros em dados. Isso é funcional. O conjunto sempre será melhor que um único ser, uma única pessoa. Quem nunca ouviu aquela frase? “Duas cabeças pensam melhor que uma.”?! Ela se aplica justamente a este contexto de interação e equipe.

JORNALISMO

As bases de dados são gigantes, assim como o grande volume de informações que cresce diariamente. Os jornalistas precisam está preparados para interpretar os números, analisar os dados, explorar as notícias e usar novos formatos e narrativas de forma mais interativa e de fácil interpretação.
Com o objetivo de tornar o termo cada vez mais amplo e atender a necessidade de formação, o IICS (Instituto Internacional de Ciências Sociais) oferece o Programa de Jornalismo de Dados e Visualização. Sendo um curso exclusivo para jornalistas, designers e outros profissionais que atuam ou desejam trabalhar com Jornalismo de Dados e Infografia por meio do impresso, eletrônicos e digitais. Mais informações você encontrará no site: http://www.iics.edu.br/comunicacao/cursos/programa-de-jornalismo-de-dados-e-visualizacao/

Bernardete

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s