The New York Times e sua nova página

Índice

Uma nova onda no meio jornalístico, áreas e temas como jornalismo visual, data journalism, big data e afins estão em forte destaque. Jornais renomados estão criando páginas baseadas em dados com o intuito de tentar explicar para o público – a partir de análises, gráficos e outros recursos – diversos temas e notícias. O chamado jornalismo explicativo procura não só passar uma notícia de forma um tanto quanto instrutiva, mas também, em muitos casos, se aprofundar nela.

Como exemplo disso podemos citar o tradicional jornal britânico The Guardian, que em 2010 lançou o site de visualização de dados Datablog. Na época, o então editor do projeto, Simon Rogers afirmava que o jornalismo de dados estava tendo um grande papel dentro do The Guardian. “Desde Wikileaks a gastos do Governo, é nosso trabalho tornar estes dados acessíveis e de fácil compreensão”, disse.

Outros sites seguindo a mesma linha foram surgindo no decorrer dos últimos anos. O também tradicional Washington Post, lançou o Wonkblog, que traz uma grande oferta de gráficos explicativos. E em abril desse ano, o renomado The New York Times colocou no ar o site The Upshot. O projeto, que combina reportagens explicativas e baseadas em dados, tem como editor David Leonhardt, que já atuou como chefe de redação e colunista de economia no jornal americano.

Em um post no Facebook, Leonhardt disse que o objetivo principal do site é ajudar as pessoas a entenderem notícias e temas complexos. “Assim como em nossos artigos, queremos apresentar nossos dados da maneira mais clara e engajadora possível”, conta.

A nova página é rica em análises de notícias com visualização de dados, e é uma forte concorrente de outros veículos, como o Wonkblog, do Washington Post, e o Datablog, do The Guardian.

The Upshot é um novo player com uma pegada “data-driven”. Para aqueles que querem entender um pouco mais sobre notícias mais complexas o The Upshot é uma boa ferramenta que facilita e muito a vida dos curiosos.

 

http://www.jornalistasdaweb.com.br/2014/04/22/new-york-times-lanca-site-de-jornalismo-de-dados-upshot/

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s