PORQUE OS JORNALISTAS DEVEM USAR DADOS?

 

                Antigamente, quando surgiu o jornal, todas as informações fornecidas eram confiáveis. Nem sempre da fonte, mas sim do emissor. Tudo o que o jornalista dizia na televisão ou no jornal impresso possuía muito crédito com receptores que receberiam essa mensagem. Mas isso acabou. A notícia do começo de vida dos meios de informação era vinda de apenas uma ou duas fontes, não existiam tantas informações e canais para adquirir as mesmas.

                Infelizmente, essa não é mais a nossa realidade. Hoje em dia temos inúmeros meios de informação onde cada um recebe uma transmissão diferente de informação, modificando assim, a própria informação.

                A utilização dos dados, pode então confirmar a informação que está sendo transmitida. Os dados são coletados pela equipe profissional da informação através de pesquisas de campo, entrevistas, reportagens até chegar ao resultado final. Esses serão utilizados para completar alguma matéria jornalística de informação sobre determinado assunto. Por exemplo, temos uma matéria cujo tema é “O AUMENTO DE MORTES DOS MORADORES DE RUA EM GOIÂNIA”. Para que o jornalista conclua esse estudo, é preciso um estudo de campo feito nas ruas, juntos com os moradores, com entrevistas sobre o número de pessoas fixas naquele local, qual a frequência de rodízio naquela região, como tem acontecido essas mortes, para poder então chegar ao clímax da matéria que é a quantidade de mortes.

                Isso tudo dará uma credibilidade maior ao seu trabalho e o receptor da mensagem irá confiar na informação passada. A informação por dados pode ser articulada através de gráficos, tabelas e todos outros infográficos, como também com a simples narração.

                Concluímos então que a informação com dados é primordial e essencial para o maior sucesso da recepção da mensagem. Deveria ser uso obrigatório de todo fotógrafo, pois assim as informações seriam mais precisas e corretas. 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s