Criado o Mapa Nacional dos pontos de cultura

No mês de maio durante o evento Teia da Diversidade, o coletivo Soy Loco Por Ti juntamente com o Laboratório de Cultural Digital, lançaram mapa nacional dos Pontos de Cultura. A ação foi feita a partir dos dados dos dados homologados pela Secretaria de Cultura e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (Minc). O site é hoje a maior base de dados disponibilizados sobre o programa Cultura Viva do Minc e por meio dele é possível obter informações atualizadas de mais de 2 mil pontos (número que não para de crescer) por todo o país.

“É o início de um grande processo de mapeamento dos pontos. A ação vai proporcionar um conjunto de ferramentas de participação e democracia digital para o conjunto dos pontos de Cultura”, afirma João Paulo Mehl, responsável pelo desenvolvimento do site e ressalta ainda que o processo foi feito de uma forma aberta e colaborativa.

Os dados podem ser frequentemente incluídos ou atualizados pelos próprios pontos de Cultura. As pesquisas no site podem ser feitas por nome do ponto, estado ou por temas.

O processo de criação do mapa usou programas que utilizam código de dados abertos, que permitem conhecer como o site foi desenvolvido. O código poderá ser baixado, modificado e atualizado, e todo o histórico de desenvolvimento do projeto estará disponível em duas plataformas.

O mapa é uma demanda histórica da rede de cultura. A partir dele é possível encontrar a localização dos pontos de Cultura, saber de onde vem toda essa variedade brasileira que a rede de pontos de Cultura produziu.

 

http://www.jornalistasdaweb.com.br/2014/05/26/mapa-virtual-nacional-reune-dados-de-mais-de-27-mil-pontos-de-cultura/

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s