TRABALHANDO COM NÚMEROS NO JORNALISMO DE DADOs

 

 

                As informações por dados no jornalismo podem ser dadas através de números também. Além de todos os infográficos, a matemática pode e tem muita valia para a melhor transmissão da mensagem.

                Eles vêm da mesma origem de todos os outros dados: pesquisa de campo. Entrevistas, dados do IBGE e qualquer outro órgão que tenha esse mérito, podem te ajudar nesse estudo. Isso vai te ajudar a enriquecer seu texto e também dar mais crédito a informação que está sendo transmitida.

                Não podemos afirmar que aqueles números são completamente corretos, mas palavras como aproximadamente, estimativa, parte são importantes, pois mostram que foi realizado um estudo, mas nada podemos generalizar.

                Mesmo com os números podemos misturar os infográficos. Tabelas e gráficos também podem representar números, além de elementos, cidades, lugares, regiões como normalmente são usados.

                Chegamos à conclusão de que aquele pensamento que tínhamos no ensino médio “ah, eu não preciso estudar matemática já que meu curso é humanas” era totalmente equivocado. Hoje essa ciência exata pode nos ajudar muito na nossa vida tão “humana”. 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s