Recursos para ajudar repórteres a coletar, organizar e analisar os dados

O jornalismo de dados está em alta, muitas publicações sobre ele são passadas, uma das mais importantes é a publicação do Guardian, um guia sobre como melhor seu conhecimento nos dados. Dicas importantíssimas, veja uma demonstração do site: https://knightcenter.utexas.edu/pt-br/blog/jornalismo-de-dados-recursos-para-ajudar-reporteres-coletar-organizar-e-analisar-dados.

REVISTA ABRIL

Mas buscar e conquistar essas informações e só metade do serviço no processo para passar uma informação plausível. Também fazem parte dessa trajetória a interpretação e organização dos dados. Veja como a revista brasileira do grupo abril trabalha com essa organização de visualizar e simplificar as informações para transmitir com clareza: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/graficos-tabelas-organizar-informacoes-646489.shtml

Outros sites para a visualização e agregação são o http://pipes.yahoo.com/pipes/ e o https://support.google.com/fusiontables/answer/2571232. Agora se os dados estão difíceis de serem entendidos, misturados até o site Google Public Data Explorer, é a grande ferramenta.
Estes são apenas alguns recursos que podem facilitar a vida do profissional que mexe com dados e estão disponíveis gratuitamente na internet. Agora é só utilizar as ferramentas.

Bernardete

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s