Repórter Milionário

images

Um bom jornalista nos dias atuais tem um “repertório” amplo e inovador, e uma ferramenta marcante para conquistar esse patamar é o jornalismo de dados. E foi através dela que o repórter, Nate Silver, conseguiu conquistar o título de milionário. O repórter alcançou a visibilidade mundial fazendo previsões de resultado eleitorais da presidência norte-americanas no ano de 2012. Com precisão e graça surpreendeu todos até especialistas em jornalismo de dados.
Seu grande trunfo é saber lidar com grandes volumes de dados utilizando matemática. Essa teoria de “Big data” ou “Grandes dados” é conhecida nos meios científicos, corporativos e esportivos , mesmo não sendo utilizado por repórteres, com algumas exceções, pois nosso milionário soube usufruir com bastante êxito desta ferramenta.
O novo milionário criou uma franquia pessoal, que no momento foi passada para a rede ESPN. E lá será utilizado para prever resultados esportivos. Voltando para o fator principal ou ferramenta crucial para tal sucesso, o jornalismo de dados. O profissional que possui o saber de dados é inovador e de essencial precisão hoje, pois estamos em uma era diferente. A tecnologia é soberana, os jornalistas são ferramentas que obtém valores ou também ferramentas para operar este grande fluxo de informação que são formados e passados.
Tudo resolvido, depois de ler este poste, você jornalista, corre e pesquise tudo o que puder sobre jornalismo de dados. Uma dica válida é o manual que está disponível em português, para todos no link: http://datajournalismhandbook.org/pt/ . Busque também cursos, aprenda e crie seu próprio método para torna-se um milionário. Então nada mais me resta do que desejar, boa sorte!

Bernardete

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s