A facilidade de visualizar os dados usando aplicativos jornalísticos

Os aplicativos jornalísticos são janelas para os dados por trás das reportagens. Permitem pesquisas em vários bancos de dados, os aplicativos encorajam os leitores a interagir com os dados em um contexto que tem significado, olhar tendências de crime na região onde mora, checar registros dos médicos locais ou procurar conteúdo sobre política.

Contam com uma alta tecnologia, os aplicativos jornalísticos são produtos duráveis. Fogem do ciclo da notícia, ajudando os leitores a resolver problemas e responde as perguntas de uma maneira simples e original. Oferecendo um serviço tão importante, criando um relacionamento com os usuários. Um único aplicativo deve servir a diversos usuários. Por exemplo, um projeto chamado Curbwise, do Omaha World-Herald, no Nebrasca, é direcionado a proprietários de casas que desconfiam de fraudes, os moradores curiosos que têm interesse nos valores das propriedades vizinhas, e a corretores de imóveis que querem se informar sobre promoções. Nesses casos, o aplicativo encontra uma necessidade específica que faz com que os usuários continuem trabalhando com a ferramenta. Os proprietários podem precisar de ajuda para juntar informações sobre os imóveis próximos para argumentar as taxas injustamente altas. Unir esses dados é algo complicado, problema que o Curbwise resolve com um relatório. Curbwise vende esse relatório por US$ 20 e as pessoas pagam porque resolve o problema.

O desenvolvimento de aplicativos jornalísticos percorreu um longo caminho em um curto período de tempo. Aplicativos jornalísticos 1.0 eram muito parecidos com infográficos 2.0, visualização interativa de dados misturada a banco de dados com possibilidade de busca, feitos para aperfeiçoar a narrativa da reportagem. Agora, muitos desses aplicativos podem ser feitos por repórteres que precisam cumprir prazos com ferramentas de código aberto, liberando os desenvolvedores para pensar projetos maiores. Aplicativos jornalísticos 2.0 são a arte de combinar a narrativa e o serviço público do jornalismo ao desenvolvimento de um produto. O resultado é a explosão de inovação sobre maneiras de tornar os dados relevantes, interessantes e especialmente úteis para o público ao mesmo tempo, ajudar o jornalismo.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s