Quem é o infografista nos dias atuais?

Image

Conforme renomada pesquisa da Poynter Institute for Media Studies, realizada na década de 90 nos Estados Unidos, o infográfico foi reconhecido como o recurso narrativo mais atraente, sendo “lido a fundo” em 80% das vezes, seguido pelas fotos (75% das vezes), títulos (56%), anúncios (52%), notas (31%), legendas (29%) e, finalmente, por textos apresentados desprovidos de outros recursos gráficos (25%).

Recente artigo publicado no Observatório da Imprensa e intitulado “O organograma da redação está mudando” aponta que, dentre as novas funções que vem surgindo nas redações, o infografista, antes quase um assessor do diagramador, tornou-se um dos profissionais mais requisitados e importantes nos veículos de comunicação.

A infografia passou de complemento da informação a campo de experimentos e vem representando um dos principais elementos de diferenciação e de inovação no jornalismo. Não apenas a área passou a ser mais valorizada, como também o profissional. Com a evolução da tecnologia e o advento da internet, a produção de infográficos tem se aprimorado e se intensificado e o infografista assume novas posições dentro do jornalismo.

E quem é o infografista nos dias atuais? Qual é o seu papel nas redações?

Atualmente assumem essa função profissionais graduados nas áreas de Design Gráfico, Design de Informação, Design Digital, Design de Games, Cinema e Televisão, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV, Jornalismo, Fotografia, Artes e Arquitetura.

Willian Robson Cordeiro Silva, em sua dissertação de mestrado “Infografia Interativa na Redação” defende que assim como o jornalista responsável por escrever a matéria, o infografista “investiga, apura e edita”. Ou seja, realizam um trabalho conjunto, onde o papel do infografista é traduzir as informações em arte visual.

Luiz Carlos Fetter e Fabiano de Vargas Scherer definem o profissional da área como o “co-autor de uma reportagem narrada graficamente para a visualização de um fato ou evento”. Em seu artigo “Infografia: O design visual da informação” os autores ressaltam que as escolhas do infografista interferem na notícia tanto quanto a de quem escreve, dado que aquele age também como “mediador da transmissão da informação”.

É notável a mudança de papeis desse profissional no jornalismo. E a medida que cresce sua importância nas redações, aumentam as responsabilidades éticas do seu trabalho. É como ensina o herói aracnídio, jornalista como nós: “Grandes poderes trazem grandes responsabilidades”. Ser capaz de transmitir conceitos, ideias e mensagens através de elementos visuais é uma façanha e tanto!

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s