O ensino da infografia nos cursos de jornalismo do Brasil e da Espanha

Image

Segundo dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) por Rafael Martins Alves em 2012, intitulada “O ensino de infografia nos cursos de jornalismo das Universidades do Brasil e da Espanha”, o Brasil e, principalmente, a Espanha, são duas referências mundiais na produção de infográficos, fato que se contrapõe a presença dessa disciplina nos cursos de jornalismo de ambos países. E em Goiás? O que tem sido ensinado sobre infografia em nosso estado?

Atualmente há cinco universidades/faculdades de jornalismo em Goiás: Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), Universidade Federal de Goiás (UFG), Faculdade Alves Faria (ALFA), Faculdade Sul-Americana (FASAM) e Faculdade Araguaia. Das cinco universidades citadas, apenas a PUC Goiás possui a disciplina de “Infografia e Videografia” expressa em sua matriz curricular. As outras universidades possuem a disciplina Planejamento Gráfico (Alfa),  Planejamento Gráfico e Editorial (UFG e FASAM).

Essa formatação da grade curricular nas universidades do nosso estado converge com a constatação de Rafael Martins Alves, que por meio de sua dissertação notou que “a consolidação do uso da infografia nos meios de comunicação contrasta com as raras inclusões de disciplinas sobre infografia nas universidades”.

Rafael Martins Alves pesquisou a situação atual do ensino da infografia como produto jornalístico nas universidades nos dois países (Brasil e Espanha). Para tal, fez uma análise bibliográfica sobre o assunto, utilizando autores que são referência como Cairo, Valero Sancho, Teixeira e Frölich e Holtz-Bacha, e examinou os currículos dos principais cursos de jornalismo e planos de ensino de disciplinas de infografia.

O objetivo da pesquisa é abordar os principais conhecimentos que um infografista deve possuir e a presença destes conhecimentos nos cursos de jornalismo, além de propor diretrizes para um modelo de plano de ensino para uma disciplina de infografia.

Veja o mini documentário produzido por Rafael sobre os resultados da sua pesquisa:

 

 

 

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s