Jornalismo de dados no panorama estrangeiro

Pra alguns leigos o jornalismo de dados não passa de infográficos ou tabelas em um telejornal, entretanto, ele vai muito alem. Trata-se de um processo investigativo de pesquisa profunda a cerca dos fatos alem de procurar sempre os dados convincentes e  verídicos, afinal a preocupação com a ética no jornalismo de dados veem sendo discutido junto com a crescente ascensão do tema.

É visível que muitos jornalistas estrangeiros tratam como primordial o envolvimento com o jornalismo de dados, na Europa, por exemplo, os cursos a fim de orientar o que é e como se fazer o bom jornalismo dados é crescente, enquanto no Brasil o numero de interesse cresce, entretanto não são equiparados a níveis de países como Inglaterra, França e outros.

Outro aspecto que cresce cada vez mais no jornalismo de dadosestrangeiros é o tratamento dos dados com incremento de novas tecnologias, empresas que desenvolvem software, por exemplo, investem cada vez mais em programas que dão um melhor tratamento nos dados e os tornam mais interessantes e surpreendentes.

A IBM, por exemplo, tem se mostrado referencia quando o assunto é inovação em programas de jornalismo de dados, com o many eyes o jornalista ou até mesmo o não profissional consegue, sem problemas, acessar os diversos dados que estão espalhados pela rede.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s