Jornalismo de dados muda a forma de se reportar as eleições; veja como

por http://memeburn.com/2014/04/data-journalism-is-changing-the-way-we-report-elections-heres-how/ (Traduzido e adaptado)

Sempre que há eleições em algum país democrático, suas atividades – e às vezes a própria mídia – tendem a estar em alerta máximo. Sabendo disso, a forma tradicional de reportagem, geralmente, aborda assuntos relacionados à política na campanha e nas previsões dos vencedores e perdedores. As ferramentas do jornalismo de dados, entretanto, oferecem uma nova perspectiva, com a possibilidade de análises mais profundas e trabalhadas.

Segundo o professor do curso de Jornalismo Stephen Doig, o jornalismo de dados é algo como uma “ciência social feita sob a deadline”. Assim como as ciências sociais, as ferramentas do jornalismo online estão disponíveis de forma fácil e não são tão difíceis de usar. Embora possam parecer um pouco assustadoras, quando estudadas com uma certa constância, auxiliam na mudança de se relatar as eleições.

Twitter

O Twitter é uma importante ferramenta no que diz respeito à interação e discussão em época de eleições. Quais são os tópicos mais frequentes e quem tem um papel mais importante nos debates são perguntas essenciais que precisam ser questionadas.

É também uma área na qual os jornalistas podem se influenciar pelas ciências sociais no campo da análise das redes. Provavelmente, não devem se aprofundar na teoria e na matemática, mas podem utilizar programas para a coleta e análise de dados, como o Gephi e o NodeXL.

Ambos os programas mostram as redes de forma geral, como por exemplo um candidato específico ou um tópico no Twitter, e auxiliam na análise das pessoas mais importantes nessas redes. Essa é uma grande ajuda para encontrar recursos interessantes no Twitter.

Mapas

Mapear resultados das eleições é uma parte muito importante da reportagem das eleições. Eles contam toda a história!

Google Fusion Tables (FT) é uma grande ajuda para trabalhar com mapas interativos. Entretanto, você precisará de um mapa de seus níveis administrativos. Nesse caso, é interessante dar uma olhada no DIVA-GIS para os mapas de seus país. Há, porém, um pequeno problema: os mapas estão no formato “shape” (shp) e não podem ser utilizados no Google FT, pois este utiliza o formato “Keyhole Markup Language” (kml). Mas nem tudo está perdido: há um conversor responsável por esses tipos de arquivos. É o shapescape.

Análises

Criar mapas dos vencedores e perdedores ou dos turnos é interessante, mas analisar os relacionamentos entre os dados variáveis é muito mais divertido. Há, por exemplo, alguma relação entre a renda média, taxa de crime, desemprego e algum outro aspecto social e o resultado das eleições?
Para esse tipo de serviço, o próprio Excel é uma boa ferramenta. Ele cria gráficos interessantes, que são bem fáceis de utilizar. Para quem quiser trabalhar com estatísticas mais trabalhadas, uma boa é o R Project, além do R Commander e até mesmo o R Studio.

Visualização

O Excel funciona bem para a construção de gráficos e publicação impressa, mas não para tabelas interativas. Neste caso, o Google Charts aparece como uma boa alternativa e oferece uma gama de possibilidades de gráficos e tabelas diversas.

Além dele, há ainda o Data Wrapper: apenas escolha os seus dados e opte pelo tipo de gráfico que mais lhe agrada. O Tableau Public, outro tipo de programa, oferece também uma forma mais fácil ainda de se visualizar os dados – e depois tudo ainda pode ser exportado para a web!

Há ainda vários outros tipos de programas que podem nos auxiliar na forma de relatar projetos maiores, como as eleições. A tecnologia está sempre com vários artifícios para nos deixar conectados da melhor maneira possível.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s