Ferramentas do jornalismo de dados: Many Eyes

O jornalismo de dados hoje possuem inúmeras ferramentas que auxiliam os jornalistas alem de incrementar de forma temática e despojada os dados ao longo da notícia.Um exemplo dessas ferramentas de dados é o programa chamado Many Eyes criado pelo centro de pesquisas IBM e IBM software.

Esse danadinho conseguiu subestimar os jornalistas quando foi lançado, entretanto hoje mostra como é útil e muito prático. O Many Eyes possui um banco de dados em que é possível visualizar e se embasar em gráficos de todas as formas e tipos.

Como um banco de dados essa ferramenta consegue incrementar novidade e ao mesmo tempo trazer ideias e sugestões que foram esquecidas até então.O mais interessante dessa ferramenta é que ela pode ser usada por qualquer pessoa, de acordo com o jornal britânico The Guardian o queridinho alcançou cerca de  200,000 visualizações, um dos maiores índices de visualizações de todos os datas blogs.

Assim como muitas ferramentas, o Many Eyes facilita não somente o trabalho dos jornalistas que lidam com as técnicas da infográfica, mas, auxilia também todos que desejam incrementar de alguma forma, interagir, com os dados de forma rápida e eficaz.

 

Fonte: http://www.theguardian.com/news/datablog/2011/mar/17/visualise-data-trends

http://www-958.ibm.com/software/data/cognos/manyeyes/visualizations/time-of-connection-by-country

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s