Cursos oferecidos sobre o jornalismo de dados

Com o advento tecnológico saber lidar com as inovações da tecnologia, hoje, torna-se uma obrigação, ainda mais pra quem lida diariamente com os desafios da informação e do jornalismo de dados. Apesar de pouco falado, o jornalismo de dados,hoje,sofre uma crescente transformação,tornando-se acessível à todos que desejam se informar um pouco mais sobre os dados que os cercam.

É fácil perceber que os leitores estão mais exigentes e por isso mais categóricos,tal mudança no panorama da informação exige dos profissionais uma maior qualificação e foi pensando nesse aspecto que diversas instituições promovem cursos sobre o jornalismo de dados.

Os cursos são diversos, variam do on line ao presencial contanto com palestras, aulas interativas,exemplificações e muito mais.Um exemplo destes cursos é o MOOC (Massive Open Online Course), o curso, gratuito e com duração de cinco semanas, é organizado pelo Centro Europeu de Jornalismo e patrocinado pelo Google, pelo Ministério de Educação e Ciência da Holanda e pela African Media Initiative.

Qualquer pessoa com acesso à internet e que entenda inglês pode se inscrever. O curso ,dessa vez, será ministrado por Simon Rogers, editor de dados do Twitter; Paul Bradshaw, coordenador do mestrado de Jornalismo Online da Universidade Birmingham City; Steve Doig, vencedor do Pulitzer de 1993 e detentor da Cátedra Knight da escola de jornalismo da Universidade Estadual do Arizona; Nicolas Kayser-Bril, fundador e CEO da startup de jornalismo de dados Journalism; e Alberto Cairo, professor da Universidade de Miami.

Outro curso, este com uma característica de encontro, pra quem mora em São Paulo, Porto Alegre ou Bauru (SP), também poderá se encontrar, uma vez por semana, com outros inscritos nos grupos locais de aprendizado facilitados pela Escola de Dados, W3C Brasil, Abraji, HacksHackersSP, Editora Abril, PUCRS e UNESP. O objetivo dos encontros presenciais, também gratuitos, é tirar dúvidas com os monitores e se manter em dia com as tarefas.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s