Centro Knight oferece curso online sobre Visualização de Dados

Image

Em todo o país estão sendo ministrados cursos, palestras, congressos e oficinas sobre jornalismo de dados. Recentemente a ANJ (Associação Nacional de Jornais) e o Centro Knight para o Jornalismo nas Américas lançaram curso massivo online (MOOC) sobre visualização de dados e Infografia. A iniciativa é mais uma resposta as novas tendências do jornalismo.

O curso, gratuito e aberto a qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo, foi apresentado em quatro módulos semanais. Teve início em 14 de abril e terminaria em 12 de maio de 2014, mas foi prorrogado até hoje, 02 de junho, a fim de que mais alunos pudessem concluir suas atividades. O instrutor do curso é um dos principais especialistas do mundo na área, o renomado professor Alberto Cairo, da Universidade de Miami.

Veja o vídeo de introdução ao curso preparado pelo professor Alberto Cairo:

 

Segundo Rosental Alves, diretor-fundador do Centro Knight e idealizador do programa de MOOCs para jornalistas, cerca de 3 mil pessoas se inscreveram no curso. Dentre as atividades do curso a serem cumpridas semanalmente estão:

1. Assistir aos videoaulas.

2. Fazer as leituras obrigatórias, divididas em capítulos e artigos.

3. Completar o Questionário com perguntas sobre os conteúdos teóricos.

4. Participar no mínimo duas vezes em um dos 10 fóruns de discussão.

Para facilitar a interação entre os participantes do curso, a ANJ criou a comunidade no Google Plus Visualização de Dados e Infografia, que atualmente conta com 765 membros. Pessoas de todos os cantos do Brasil e de outros países se inscreveram no curso e compartilham entre si sugestões de sites sobre jornalismo de dados, infográficos interessantes e outras novidades sobre a temática.

Embora o curso seja gratuito, os participantes que quiserem receber um certificado terão que pagar online uma taxa administrativa de 30 dólares por cartão de crédito.

Além da excelente oportunidade de ampliar os conhecimentos sobre jornalismo de dados, os participantes deste curso que forem jornalistas, estudantes ou professores de jornalismo residentes no Brasil podem se candidatar a uma bolsa para participar do Décimo Congresso Brasileiro de Jornais, organizado pela ANJ, em São Paulo, em agosto próximo. A bolsa, que inclui viagem e estadia em São Paulo, será concedida pela ANJ aos autores dos oito melhores projetos finais do curso.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s