PROJETO DE DADOS QUE MAPEIA LUCRO DE PETROLEO DO QUÊNIA

Image

 

Foi elaborado um projeto de jornalismo investigativo lançado em beta, denominado Land Quest, que está sendo usado dados para clarear os interesses financeiros  após a descoberta de petróleo e água mediterrânea em  Turkana no Quênia. Ele mapeia a movimentação de dinheiro do auxílio da Europa para o Quênia e o fluxo de lucros do Quênia  para a Europa.

O site extrai dados de auxílio europeu para identificar o impacto da posse de terras por interesses internacionais de petróleo e água. Ele mostra localizações e outras informações sobre a ajuda ao desenvolvimento em Turkana.

Como funciona

O site vem da plataforma de identificação JEO, criada pelo ((o))ecoLab no Brasil. O Land Quest foi criado com o objetivo de ser acessível aos jornalistas. Os criadores disponibilizaram um “script onde planilhas do Google Doc estejam sobre as camadas do mapa. Na prática, os pontos visualizados no mapa ficam nas planilhas do Google, facilitando a atualização de dados pelos jornalistas.

Existem recursos multimídias que permitem uma maior compreensão do que está acontecendo no local, para visualizá-los basta parar o mouse sobre alguns pontos no mapa.

Esse projeto é uma experimentação de jornalismo investigativo transfronteiriço desenvolvido por jornalistas europeus americanos e quenianos. Recebeu parte do financiamento pelo Sandbox Fund da African Media Intiative e  presidido pela Internews no Quência com o jornal colaborador El Mundo e (((o))ecoLab. A maior parte das publicações do conteúdo do El Mundo está em espanhol. Meios de comunicação do Quênia podem acessar o conteúdo do Land Quest em inglês e posta-los em seus próprios sites.

 

A consultora em jornalismo de dados da Internews no Quência e uma das criadoras do Land Quest, Eva Constantaras, afirmou que o projeto tem a expectativa que posteriormente, os jornalistas quenianos possam publicar no Land Quest suas próprias pesquisas de dados sobre recursos naturais e propriedades da terra no Quênia.

.

Eva comenta que há esperança de ter financiamento para prosseguir na identificação e fazer o upload de outros grupos de dados ao mapa para serem verificados por jornalistas em suas próprias matérias. Ela finaliza dizendo que o acesso de dados é um grande desafio para os jornalistas quenianos e que procura facilitar o acesso dos mesmos.

 

Fonte:

 

http://ijnet.org/pt-br/stories/projeto-de-jornalismo-de-dados-mapeia-lucros-do-petroleo-e-ajuda-no-quenia

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s