Mudança de perfis jornalísticos e do profissional

 

 

jornalismo
O jornalismo e seu profissional sofreram grandes mudanças em seus perfis no decorrer do tempo. O fator inicial e de estarmos em uma era tecnológica. O que acontecia há vinte anos não pode ser implantado nos dias atuais. O jornalista de hoje precisa ter disponibilidade de horário ser flexível, multifuncional, conseguir lidar com o fluxo interminável de informações e como elas chegam. Transportar estas informações de forma mais plausível e versátil possível.
A base de dados não só é uma ferramenta muito útil nos dias atuais, como também complementa varias parte do jornalismo, auxiliando todas as mídias na coleta e confirmação de dados. Você, jornalista não pode passar uma informação incorreta para frente, seja seu programa em rádio ou televisão, também não pode ocorrer no meio impresso. Na verdade sabemos que o maior perjúrio do jornalista é passar uma informação errada.
Através do jornalismo de dados pode-se confirmar, analisar, pedir e configurar informações. São passadas novas maneiras e técnicas para aprimorar tanto no quesito da informação quanto na rapidez da mesma, pois os tempos são outros, onde a rapidez às vezes conta em maior fator do que a veracidade. Infelizmente mesmo não sendo o primordial é o mais válido. O melhor mesmo seria conseguir passar a informação de forma verídica e inovadora o mais rapidamente.
E difícil passar uma informação sem saber aonde acha-la, como codifica-la e depois de disso transforma-la de padrões burocráticos para jornalísticos. E neste ponto que o jornalismo de dados entra para ensinar a lidar com este tipo de material da forma mais correta possível. Se quer fazer uma investigação o melhor é obter estas técnicas que hoje estão disponíveis através de manuais e cursinhos.

http://envolverde.com.br/noticias/pesquisa-investiga-mudancas-jornalismo-e-perfil-jornalista/

http://agencia.fapesp.br/18409

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s