Jornalismo de Dados – Recursos para ajudar repórteres a coletar, organizar e analisar dados.

Mas o que exatamente é jornalismo de dados? A cobertura jornalística com base em dados é uma combinação de variados campos, de design gráfico a pesquisa investigativa. Mas esta definição nebulosa pode deixar alguns jornalistas confusos quanto ao que realmente é, e como começar.

O primeiro passo para se tornar um jornalista de dados é achar as informações. Um dos sites recomendados é o Data Driven Journalism, que fornece aos usuários uma série de recursos de aprendizagem como entrevistas, estudos de casos, seminários e muito mais.

Além do Data Driven Journalism, outras opções também estão disponíveis:  Open Data Cook Book, que fornece aos visitantes um guia passo-a-passo sobre como encontrar e utilizar dados abertos, ou seja, disponíveis gratuitamente para uso, sem restrições de direitos autorais ou patentes. O governo dos Estados Unidos criou um site que tem se tornado referência em relação ao Jornalismo de dados, o Data.gov. Ele fornece informação por cidade, estado e país. Atualmente, o site contém bases de dados de 29 estados e 11 cidades americanas, 172 agências e 21 países.

Acessar os dados é apenas metade da batalha, já que os jornalistas também precisam ser capazes de interpretar e organizar os dados recolhidos. O site da IBM Many Eys é uma ferramenta que ajuda a criar visualizações de base de dados. Yahoo! Pipes é um acessível agregador de dados. O Google Fusion Tables é uma aplicação de tabelas que também cria visualizações de dados.

Estes são apenas alguns dos recursos gratuitos disponíveis na internet. Outras ferramentas incluem Data Hub, que oferece uma coleção de várias bases de dados públicos; Dipity, que permite criar linhas do tempo interativas; Codeacademy para  jornalistas que queiram aprender códigos; Spending Stories para ajudar repórteres a usar ferramentas para a análise do gasto público.

Não faltam opções para que você saiba tudo sobre o jornalismo de dados, uma ferramenta fundamental para o jornalista de hoje. Vai lá, busque, pesquise, seja um jornalista capaz de coletar, organizar e interpretar dados.

acesso-a-internet-no-brasil

Reference: https://knightcenter.utexas.edu/pt-br/blog/jornalismo-de-dados-recursos-para-ajudar-reporteres-coletar-organizar-e-analisar-dados

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s