Documentando os passos

a-importancia-de-documentar-as-licoes-aprendidas-no-projeto

Uma das dicas mais importantes do jornalismo de dados é documente todo o processo, sua jornada para chegar a matéria final. Este esquema vai te ajudar a contextualizar e assim entender por onde passou e qual será seu próximo passo. Comece sempre por seus pensamentos, o roteiro imaginário de ideias que queria seguir, isso ajuda a restringir e dar foco a interpretação dos dados e fatos.
A parte mais importante de um processo é a analise de todo o material coletado é nela que pode ocorrer os erros, pois é um estudo quase manipulativo, onde suas ideias encaixam-se ou não com as informações dadas. Por isso quando este momento aparecer deve-se sempre tomar o maior cuidado possível, analisando minuciosamente seus dados.
Para ganhar tempo e o projeto ficar mais focado e organizado recomenda-se que elimine os dados que não fazem parte do foco de sua matéria. Em todo caso faça uma filtragem, os dados válidos e os que não são. Depois de coletar, analisar e organizar seus dados fica muito mais fácil dar prosseguimento a seu objetivo. No manual de jornalismo de dados nos é apresentado como lidar com todo esse processo, mostrando como a visualização é importante para obter as respostas finais. Encontramos também uma lista de ferramentas possíveis para o auxilio dessa tarefa, exemplos de analises e outras dicas super importantes para facilitar a vida de qualquer jornalita.http://datajournalismhandbook.org/pt/entendendo_os_dados_7.html.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s