Direito pelos dados

jpb1_20080424_11_58 115

O direto de dados é para todos. Qualquer cidadão o tem e pode obter com ele qualquer informação e documentos de órgãos públicos. Receber as respostas também faz parte desse acordo. A lei vigente diz que o pedido pode ser feito de forma legítima, pessoalmente ou por telefone, e-mail e impresso. Mas o aconselhável é sempre em forma de requerimento por escrito antes de qualquer outra dessas formas acima. Para obter um registro do seu pedido e da resposta, assim facilitando qualquer tipo de recurso.
Para inicio a melhor tática é saber se a informação já foi pedida ou fornecida, assim economiza tempo da instituição e o seu pode aproveita-lo respondendo perguntas e solicitações que ainda não foram feitas. Se o pedido já for existente, mas sem ter havido resposta, sua parte na barganha é a de  pressionar para obter a informação. Divulgar essa falta de resposta é a forma perfeita para cobrar seus direitos. Se o pedido por tal informação não existir, a contribuição é ainda maior.
Existem classificações para informações. Sigilosas, secretas, reservada, estas só depois de anos podem ser reveladas, pois alegam uma segurança social maior, mas passado o prazo de tais notícias o furor não sendo o mesmo, o problema acabado a importância também, elas podem ser reveladas, depois de cinco, quinze ou vinte cinco anos. Também existem as informações pessoais que neste caso só com recurso legal para coloca-las a baila.
O direito de solicitação de dados serve para qualquer órgão ou instituição pública ou receba recursos públicos. E estas instituições tem como obrigação responder. Muitos perguntam-se para que pedir este tipo de informação? A resposta é simples, nosso dever como cidadão é revelar e analisar em que situações vivemos e devemos viver. Estas informações servem para compreender melhor nossa sociedade e conserta-la se for o caso. Pois todas as pessoas merecem viver em um mundo melhor, e ele só é alcançado quando visualizamos o todo em que estamos inseridos.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s