A IMPORTÂNCIA E O FUTURO DA ANIMAÇÃO JORNALÍSTICA.

Image

O artista gráfico Simon Ducroquet que cria infográficos para a Folha de São Paulo desde 2008 falou com a IJNet (International Journalism Network)   sobre inovações do jornal como as animações nas notícias.

As animações contam histórias através de movimentos, sons e imagens. Ela era mais utilizada para complementar as reportagens, mas aos poucos determinadas  notícias passaram a ser contadas através da animação.

Simon afirma que o investimento é grande. São necessárias duas a quatro pessoas trabalhando por uma semana para que saia uma animação bem elaborada.

Ele citou algumas redações que fazem o bom uso da animação como  o The New York Times quando publicou uma animação sobre um jogador de beisebol (Mariano Rivera) que mostrou como ele jogava para o batedor.

Foi destacado um vídeo do The Guardian sobre os Jogos Olímpicos, no qual a pessoa podia fazer sua própria personagem correr nas Olimpíadas, utilizando arte pixel.

Simon indicou algumas ferramentas para pessoas que não têm muita formação em design mas que querem criar animações como: utilizar o After Effects, software da Adobe e o Cinema 4D (um pouco mais complexo) porém de grande necessidade.

Sobre tendências na infografia Ducroquet afirmou que os videogames podem ser um bom caminho para a elaboração de bons infográficos. Para ele, a criação de jogos de vídeo é mais simples e bons utensílios de aprendizagem. É um jeito que faz com que o usuário ganhe mais experiência. Existem também documentários digitais como Snowfall (Nevasca) do The New Your Times, que todo mundo está utilizando como padrão.

 

Simon destacou que as principais mudanças a serem vistas estão nos trabalhos das pessoas que elaboram os infográficos. Para ele todos estão se tornando cada vez mais educados no campo visual de dados. E com isso a criação de gráficos está se tornando comum a todos.

 

Colocar todas essas experiências juntas –animação de vídeo, gráficos interativos e estáticos também, tudo com a mesma narrativa na Internet– tenho certeza de que vai ser a direção a seguir.

Fonte:

http://ijnet.org/pt-br/blog/o-papel-e-o-futuro-da-animacao-jornalistica-segundo-simon-ducroquet-da-folha-de-s-paulo

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s