Linked Jazz

Um time composto por profissionais de diversas áreas (professores, experts em web, mestres em literatura e ciência da informação assim como programadores e arquivistas) se juntou para construir um projeto de visualização de dados muito interessante.

link2

 

O resultado dessa união é a plataforma Linked Jazz, um projeto (em andamento) que investiga o potencial de aplicação da tecnologia Linked Open Data (LOD) que melhora a descoberta e visibilidade de materiais de patrimônio cultural em plataformas digitais. O projeto se concentra em arquivos digitais da história do jazz e expõe relações entre músicos revelando uma enorme rede da comunidade do jazz. Essa forma prática de divulgação e reunião de dados é muito útil para a sociedade, pois abre oportunidades sem precedentes para a criação de novos tipos de significado e provoca novos fluxos de interpretação.

O objetivo geral do Linked Jazz é ajudar a fazer as conexões dos vários dados disponíveis sobre a cultura do jazz e descobrir relações entre documentos e dados relacionados com a vida pessoal e profissional dos músicos que muitas vezes atua(ra)m em redes muito ricas e diversificadas.

link1

É um projeto difícil de entender em uma primeira visita ao site, mas a opção dinâmica permite uma visualização mais ordenada. Confira um vídeo que explica qual é a ideia da plataforma: 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s