Faça sua própria visualização de dados

Se interessa em fazer uma visualização de dados mas não sabe por onde começar? Calma ai que já vamos te ajudar.

Grandes empresas utilizam programas caros e complexos para fazer suas visualizações de dados, mas para fazer você mesmo seu projeto existem várias ferramentas de visualização de dados disponíveis na internet GRATIS e FÁCEIS de usar.

Aqui estão algumas dicas:

Google Fusion Tables

ola

É uma ferramenta utilizada para produzir mapas rápidos e detalhados (inclusive aqueles em que você precisa dar zoom). A ferramenta utiliza a alta resolução do Google Maps e pode parecer meio complicada a primeira vista, mas as vantagens sobrepõem as complicações da interface. A maior vantagem é a flexibilidade que permite que você faça o upload de diferentes tipos de arquivos e ainda combine-os com uma planilha. Você não precisa de um programador para criar seu mapa e um tutorial interessante para se familiarizar é este aqui.

Tableau Public 

ola2

Através desse software é possível fazer visualizações complexas de até 100.000 colunas de forma simples e fácil. Quando é necessário apresentar diferentes tipos de gráficos ao mesmo tempo, essa ferramenta é bastante indicada. Também pode ser usado para explorar alguns dados e é uma ferramenta intuitiva que funciona muito bem. Tente se familiarizar através deste tutorial.

Gráficos do Google Spreadsheet

ola3

Planilhas do Google podem se transformar em gráficos bem interessantes. O que precisa é algo simples, como um gráfico de linhas, barras ou pizza? Essa ferramenta pode te ajudar bastante. É bem similar com a criação de um gráfico no Excel e não é necessário saber códigos de programação para utilizar a ferramenta. Basta selecionar os dados e clicar na janela de gráficos. Existem várias opções de personalização disponíveis na ferramenta.

 

Datamarket 

Apesar de ser mais conhecido como fornecedor de dados, o datamarket também é uma ótima ferramenta de visualização de números. A ferramenta funciona melhor com séries históricas de dados.

Many Eyes

ola4

É uma ferramenta singular que permite o upload e a visualização de bases de dados. Atualmente se encontra meio abandonada com paletas de cores não muito inovadoras e não apresenta nada de novo em termos de visualização há um bom tempo devido aos seus criadores trabalharem atualmente para o Google. Mesmo assim, vale a pena visitar o site e ver se não disponibilizam o que você precisa.

Color Brewer

ola5

Esta não é uma ferramenta de visualização. É uma ferramenta usada para escolher cores de mapas. Você escolhe a cor básica e ele sugere os códigos para o resto da paleta. Se você estiver precisando apenas de um apoio no design do seu mapa, é uma boa opção.

Algumas outras opções interessantes que foram citadas em uma lista do DailyTekk podem ser conferidas a seguir:

Chartsbin – mapas-múndi interativos

iCharts – Widgets de gráficos simples

GeoCommons – Compartilhamento de dados geográficos para criar mapas locais e globais

Piktochart – Templates

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s