Curso de jornalismo de dados na FAAP

Objetivo do curso era atender a alta demanda do mercado, o curso aconteceu dia 15 de abril de 2014. Também aconteceu o primeiro grande MOOC em português sobre visualização e infográfica, ministrado pelo professor Alberto Cairo, uma grande oportunidade para aprofundar no tema.

FAAP, pretendeu atender a demanda do mercado por jornalistas e profissionais de comunicação. O programa do curso de extensão retratou o cenário de um processo de evolução do jornalismo digital, criando times dedicados a esse setor, como já é visto em vários canais digitais de informação, como The New York Times, BBC, The Guardian, Chicago Tribune, Washington Post e Estado de S. Paulo. Governos começam a disponibilizar informações detalhadas de suas atuações, assim como gastos excessivos ou desnecessários, para serem investigados por milhões de pessoas. Companhias de diversos setores oferecem dados públicos. Hackatons se propõem a encontrar soluções para problemas das cidades.

No total as 14 aulas abordaram a história e a importância dos dados na comunicação, além de oferecer maneiras eficientes de encontrar informações relevantes. Foi discutidos conceitos como Open Data, Big Data, Linked Data, APIs públicas e uso excessivo do Facebook, Google+ e Twitter, interpretação, manipulação e visualização de dados. Os profissionais conheceram ferramentas gratuitas disponíveis na web, para produzir informação de um modo mais simples e eficaz, receberão uma consultoria especial dos profissionais do Tableau, uma das melhores ferramentas de visualização de dados do mundo.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s