Abraji lança versão traduzida e ampliada do Manual de Jornalismo de Dados no Campus Party

      A Abraji, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, realizou no dia 30 de Janeiro de 2014, o lançamento oficial do Manual de Jornalismo de Dados no Campus Party, em São Paulo. O Manual foi resultado do esforço colaborativo de tradução do Data Journalism Handbook, e iniciativa do European Journalism Centre e da Open Knowledge Foundation. A tradução para português ficou na responsabilidade da Abraji e foi coordenado pelo jornalista Tiago Mali. A versão em inglês é resultado do trabalho de várias pessoas reunidas num workshop de 48 horas no Festival Mozilla de 2011. E vêem sendo atualizado e ampliado com novas contribuições.

      A obra incentivou o surgimento de novas reportagens com uso de dados no Brasil. Já tendo boas iniciativas de jornalismo de dados no Brasil, porém faltava material de referência. Como por exemplo, de boas práticas mundiais e mostrando novas técnicas.

      A Abraji é apoiadora oficial da StartupMediaBrasil (CMBR), que tem a missão de estimular o empreendedorismo entre jovens jornalistas e acelerar a inovação na área de Comunicação e Mídia. Aconteceram dois dias de painéis, quatro de oficinas, um hackathon e uma maratona de negócios de mídia. As atividades foram realizadas de 28 a 31 de janeiro dentro do Campus Party Brasil, no Anhembi, em São Paulo. “O desafio foi levar 300 estudantes de Comunicação para o palco, para se conectarem com os hackers e começarem a criar projetos com base tecnológica”, diz Adriana Garcia, idealizadora do OrbitaLab, que foi seu projeto como Knight fellow na universidade de Stanford, em 2013.

      O OrbitaLab deu a todos os participantes do SMBR um certificado de participação, de 28 horas de atividades. A entrada foi gratuita. O Campus Party é o maior evento de cultura digital do Brasil que aconteceu de 27/1 a 2/2. Passou por lá 160 mil pessoas. Também teve alunos que participaram como voluntários na cobertura do evento, receberão do OrbitaLab passe livre para acompanhar toda a programação .

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s