O que é videografia

 

Você e daqueles que fica se perguntando qual a diferença entre videografia e infografia ?

A diferença entre esses dois ramos e simples e fácil videografia nada mais é que a imagem em movimento.

Os vídeos gráficos é uma  forma inovadora, acessível e criativa de ilustrar e compartilhar histórias, ideias, processos e outras informações complexas, tornando-as simples e atrativas para seu público alvo.

Segundo o site winkepedia , videografismo e  o processo de criação de , que são a gravação de imagens em movimento em mídias físicas ou eletrônicas.

Baseando-se nos princípios do storytelling, os vídeos gráficos dão a sensação de que tudo esta sendo desenhados em tempo real, enquanto o narrador conta sua história, isso faz com que prenda  a atenção do público do começo ao fim do vídeo para detalhes que antes poderiam passar  despercebidos. E importante a o casamento entre narração, ilustrações, gráficos, texto e outros elementos de narrativa geram um bom entendimento  no espectador, possibilitando uma maior absorção do conteúdo.

Os videográficos são utilizados geralmente na criação de construções , filmes com personagens animados.

Veja um vídeo de um videografico usando o programa AFP . ele situa e ilustra a informação que é complexa e a refaz em perspectiva cartográfica, documentária e estatística que facilita a compreensão  completa de todas as notícias.

Você percebeu como e mais facil .O AFP e uma programa pago

O desafio da videografia segundo a revista veja e ,por que ” para quem está acostumado com o impresso, é construir uma narrativa linear e no ritmo certo. No impresso, o leitor tem a liberdade de ver o infográfico inteiro, e seguir o caminho que achar mais interessante. Ele pode se deter em algum detalhe e reler uma informação que não entendeu. No vídeo, nós forçamos a leitura num só sentido. É preciso ter cuidado para não afogar o espectador em dados, porque nossa capacidade de apreensão de informação é naturalmente limitada. ”

Segundo a SND, numa descrição que poderia ser mais curta, os videográficos são

“Estrategicamente preparados e se estendem além dos métodos comuns de narrativa com o uso de software e de abordagens contemporâneas para comunicar de novas maneiras. Gráficos em movimento são essencialmente o uso de técnicas de narrativa digital, como o vídeo, a animação, os infográficos, a fotografia, 3D, tipografia, som e narração em algum mix para contar histórias do noticiário em multimídia dinâmica. Esta abordagem da comunicação é altamente valiosa porque permite que os jornalistas guiem o leitor pelo uso de uma combinação de métodos individuais combinados para contar narrativas coesas e poderosas.”

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s