Facebook e a visualização de dados

A visualização de dados está por todos os lados. Em 2011 o Facebook adquiriu a startup Daytum, um site que cria visualizações com base em dados sobre nosso comportamento. Exemplos fáceis de perceber são infográficos baseados na nossa alimentação, lugares que visitamos, programas de TV que mais assistimos, atividades recorrentes… enfim, em tudo que curtimos ou compartilhamos no Facebook.

É, exatamente isso que você pensou nesse momento: O Facebook consegue fazer um relatório sobre você melhor do que você mesmo. Tudo que você compartilha na rede é utilizado para adaptar sua navegação à sua preferência e recolher informações importantes (ou não) para a plataforma do Facebook.

Capturarinf

Em 2010 o Facebook também contratou uma designer brasileira, Fernanda Viégas, especializada em visualização de dados. A visualização de dados é bastante recorrente no Facebook. Podemos tomar como exemplo informações estatísticas que a rede disponibiliza para páginas criadas no Facebook terem noção do que anda acontecendo com sua audiência. São relatórios estatísticos que mostram de onde vem os acessos, a quantidade de acessos por dia, por hora, entre outras informações. São dados valiosos para que as empresas entendam o que está funcionando em seus planejamentos, o que está chamando atenção, e o que precisa ser melhorado.

O Daytum faz parte de um cenário crescente de startups de Nova York e foi fundado por Nicholas Feltron, especialista na criação de infográficos. Resumindo bastante, o Daytum cria visualizações com base em dados sobre comportamento. Após a fusão com o Facebook, a empresa continou a funcionar normalmente pois o foco de Mark Zuckerberg ao adquirir a empresa foi a contratação da equipe de design.

 

daytum

Todos os anos o Facebook adquire várias novas empresas com potencial (startups) para absorver novas ideias e tecnologias, o que só tende a aumentar o sucesso e prestígio da maior rede social da atualidade. Alguém duvida que o Facebook quer dominar beneficiar o mundo através de sua plataforma multifunções de comunicação?

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s