O significado do jornalismo de dados

 

 

 

O significado, “dados” e “jornalismo”, são muito problemáticos.  Quando se fala em “dados” as pessoas geralmente pensam em números na hora. Há 20 anos, atrás os jornalistas só lidavam com esse tipo de dados. O mundo atual que vivemos se tornou um mundo digital, tudo que se escreve é por códigos de números.

   Todos os arquivos seus, por exemplo: 500 mil documentos confidenciais, em torno do seu circulo de amizades, são escritos com apenas dois números: zeros e uns. Fotos, vídeos e áudios também são escritos em números: zeros e uns.  Todas as informações vindas pela internet são por números.

   O jornalista de dados possui uma ferramenta hoje em dia muito mais rápido para fazer uma reportagem, a internet diferenciando das tradicionais. É mais rápido para transmitir a noticia, podendo atualizada a cada momento. toda vez que aparece um novo dado da noticia ele atualiza a matéria na hora. Enquanto as tradicionais não conseguem essa rapidez.

   Com a internet também podem fazer jornalismo investigativo, em qual quer parte do mundo. Descobrindo o que o governo local, a policia e outras fontes civis estão fazendo de errado com o dinheiro do povo.

   Como Adrian Holovaty fez no Chicago crime e depois no Everyblock; seja usando um software para achar conexões entre centenas de milhares de documentos, como o The Telegraph fez com o MPs’ expenses.

Chamado para ajudar a investigar os gastos dos Membros do Parlamento (MPs) – (tem Guardian)

   O jornalismo de dados é uma ferramenta importante para os jornalista, utilizando principalmente os infográficos para fazer uma reportagem bem elaborada e chamativa. Por exemplo, as palestras espetaculares de Hans Rosling para visualizar a pobreza no mundo com o Gapminder atraíram milhões de visualizações em todo mundo. E o trabalho popular de David McCandless em destrinchar grandes números — como colocar gastos públicos dentro de contexto, ou a poluição gerada e evitada pelo vulcão islandês — mostra a importância de um design claro, como o do InformationisBeautiful. 

http://datajournalismhandbook.org/pt/introducao_0.html#sthash.1vTkMX7B.dpuf

 

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s