Dados estatísticos são utilizados no combate a criminalidade.

A insegurança que assombra a população brasileira ganhou um forte aliado na tentativa do combate a criminalidade. Os dados estatísticos quando utilizados de forma adequada são um importante meio de mapear os pontos mais críticos, e dessa forma o governo ter condição de desenvolver políticas de segurança pública que possam ter um resultado positivo.

Esse tipo de política já tem sido utilizada em alguns estados do Brasil, um exemplo que podemos citar e o estado de Tocantis. Lá foi criada a Assessoria de Estatística e Análise, que é subordinada a Secretária de Segurança Pública desse estado. Essa assessoria tem a responsabilidade de consolidar mensalmente as informações dos registros de ocorrências, e as atividades da polícia judiciária. Qualquer cidadão pode ter acesso a essas informações, assim como gestores públicos, pesquisadores, mídias, acadêmicos e a todos os que tiverem interesse.

polícia

Isso de certo modo não é nenhuma novidade, em 1854, John Snow, criou o mapa da cólera de Londres. Esse mapa apresentava dados estatísticos em que as regiões mais violentas da Inglaterra eram representadas com cores escuras no mapa. Com o passar do tempo podia ser vista uma densidade óbvia de surto e providências podiam ser tomadas para resolver o problema.

mapaaaaaaaaaa

 

O Governo Federal tem um programa que visa justamente ampliar essa rede de coleta de dados para o combate a criminalidade. O Fundo Nacional de Segurança Pública, de acordo com critérios técnicos, distribui recursos materiais para que cada estado, município, possa investir em segurança pública.

A expectativa que com o passar dos dias, meses, as forças de segurança pública realizem investimentos em coleta de dados, estatísticas, para tentar frear a criminalidade assustadora que tem amedrontado as pessoas de bem do nosso país. Depois de muita repressão as “escuras”, ou seja, tentando combater o crime de forma aleatória, sem qualquer tipo de estudo sobre o assunto, os governantes perceberam que é necessária a repressão, porém aliada com números, dados, que possam dar um norte de qual região apresenta a maior mancha criminal, e assim, com políticas públicas eficientes os números em relação a criminalidade possam diminuir.

FONTES: http://datajournalismhandbook.org/pt/comunicando_os_dados_5.html

http://atn.to.gov.br/noticia/62987/

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s