Criando uma Animação de Jornalismo de Dados

 

 

O Jornalismo de dados possibilita diversas formas de fazer  da notícia algo diferente do que a sociedade está acostumada a ver na Tv e em jornais impressos. A animação de jornalismo de dados é uma delas.  O primeiro é planejar e idealizar como será esse trabalho, reunindo dados que seram úteis nessa criação. O roteiro a ser feito, frequentemente é formatado em planilha. Após o roteiro pronto, o jornalista precisa estudar sobre o que pode ter perdido nesse processo, qual aspecto irá tomar mais tempo e a partir disso organizar seu tempo e prioridades para execução da criação. Consulte um animador que tenha disponibilidade e dê tempo suficiente para que ele começe o trabalho. Como as animações não precisam ser longas,  é preciso ser seletivo em relação aos dados.

Na criação do script, imagine-se fazendo uma apresentação: não utilize palavras desnecessárias. A imagem por si só irá explicar sobre os dados mostrados. Para a animação contar a história, forneça dados suficientes e confirme se todos contêm  informação. Lembre-se de que a animação não deverá ser como um artigo ou mensagem formal, leia o roteiro em voz alta e imagine como o público receberá a animação. Obtenha todo o material – desde dados até idéias referentes a criação – com antecedência.

A música é outro fator importante na animação.  Tenha a trilha sonora pronta antes da finalização do trabalho. A pessoa que irá fazer a narração também deverá estar pronta e a disposição do animador, para que a sincronização seja feita de maneira certa.

O projeto de criação de uma animação não é complexo, porém deve ser feito com tempo,  para procurar material suficiente e para a edição do animador ou designer.  Acompanhando o trabalho desses profissionais, o jornalista também aprende sobre esse tipo de visualização que está  sempre em constante crescimento e alcançando seu  público-alvo.

 

Fonte: http://ijnet.org/pt-br/blog/nove-dicas-para-criar-uma-animacao-de-jornalismo-de-dados

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s