Uma nova forma de jornalismo: O jornalismo de dados

O jornalismo de dados está cada vez mais em alta no meio jornalístico.Mais e mais jornalistas,meios de comunicação,estão percebendo o poder do jornalismo de dados,e investindo nele.Em uma época em que os volumes de dados estão cada vez maiores,é de grande importância organizar esses dados,para que eles possam ser aproveitados da melhor maneira possível.Mas por ser ainda uma novidade,muitas pessoas não entendem o valor e o que pode mudar com esse tipo de jornalismo.

O jornalismo de dados pode contribuir para o descobrimento de furos jornalisticos e ajudar a contá-los de forma mais interessante.O uso da análise de dados possibilita o descobrimento de tendências e informações importantes e fundamentais sobre governos,empresas e instituições. Também com a visualização,pode-se apresentar informações de maneira mais interativa e clara,que é cada vez mais uma tendêcia com o crescimento do jornalismo digital. No mundo atual em que o jornalismo está,de certa forma,decadente,a inovação pode fazer a diferença,já que adiciona um valor as histórias,possibilitando que haja uma interação do público com o conteúdo.

E cada vez mais acessível,o jornalismo de dados está sendo mais aberto para seu desenvolvimento.Já existem diversos manuais e cursos online que ensinam como fazer o jornalismo de dados,além de diversas ferramentas para começar  a limpar e a analisar os dados.E um ponto importante  possibilitado por essas ferramentas é que não só grandes redações,mas também as menores podem empreender esses projetos,o que nivela a competição de mercado entre as empresas de mídia.

Há ainda muito o que aprender e espaço para crescer com o que já sabemos e temos de ferramentas para o jornalismo de dados.São novas possibilidades, habilidades e usos,que só resta a nós trabalhar para desenvolvê-los.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s