Saiba quais são os tipos de infográficos

Os infográficos podem ser complementares (suplementam o texto) independentes (sem relação com algum texto); individuais ( elaborados de forma simples) ou compostos (com recursos multimidiatico); jornalísticos (quando estão em matérias jornalísticas) ou enciclopédicos (o assunto é abordado em sua totalidade

Ao longo do tempo, diversos autores atribuíram nomes diferentes para designar infografias como: infografia digital, multimídia, interativa e animada. Porém, visto que elas se manifestam de diversas formas,  segue abaixo a classificação.

 

Quadro 1 – Classificação dos Infográficos

 

TIPOS DE INFOGRÁFICOS RECURSOS OFERECIDOS ONDE SÃO ENCONTRADOS
Não-Interativo – fusão de textos e imagem (fotografia, ilustração);-Não possui  animação; – suportes analógicos, jornais, revistas, folders, manuais; tutoriais;- suporte digital (web)
Multimídia -fusão de textos, imagens e áudio (aceitando movimento)-Possui animação -suporte analógico:TV tradicional;-suportes digitais: web, celular e TV digital.
Interativo -fusão de textos, imagens ( em movimento) e áudio;-Tem animação-É movida pelo espectador – Somente suportes digitais.

 

O termo interativo no quadro acima merece destaque, pois na atualidade, a palavra interatividade esta mais ligada a  toda e qualquer atividade ou máquina que permita uma participação. Um programa de TV, um forno elétrico, tudo é comercializado e consumido como algo que tem interatividade.

É possível perceber que existe na atualidade uma crescente indústria da interatividade, pois tudo que aceita alguma troca de ações recebe o nome de interativo.

A interatividade está ligada à bidirecionalidade do processo, onde o movimento  acontece em duas direções. O processo de um meio de comunicação seria aquele onde o emissor e receptor dialogam entre sim enquanto a mensagem é construída. Para outros estudiosos a interatividade possui três níveis, de acordo o envolvimento o usuário, sendo: reativo (com pouco domínio do usuário sobre a esquematização do conteúdo) coativo: (o usuário pode controlar a sequência, ritmo e estilo); pró-ativo (o usuário pode controlar  a estrutura e o conteúdo).

Nesse aspecto, convém classificar em “interativos” os infográficos onde o espectador pode intervir. Não se sabe se existe algum que viabilize à prática bidirecional, onde o usuário possa controlar por completo o conteúdo, mas contudo, a TV Digital pretende atingir esse nível.

Sobre as infografias veiculadas na televisão – videografismo cabe mencionar que podem ter natureza interativa ou não, levando em conta, os diversos níveis de interatividade que são restringidos pelo suporte analógico ou digital.

Os infográficos priorizam o atual, mas podem ser de memória, quando retratam fatos que aconteceram.

 Fonte:

http://www.cchla.ufpb.br/ppgc/smartgc/uploads/arquivos/8c9993063620101112101044.pdf

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s