Rota 66: Um livro-reportagem que surgiu a partir de… dados?

Image

Rota 66 – A história da polícia que mata, livro-reportagem aclamado pela crítica e pelo público, é um belo exemplo de como extrair boas histórias a partir de dados.

Lançado em 1992, o livro surgiu de minuciosas observações de Caco Barcellos, consagrado repórter brasileiro, e após sete anos de rigorosas pesquisas tornou-se um verdadeiro banco de dados útil para todos os interessados em violência policial.

Veja aqui entrevista de Caco Barcellos ao dr. Dráuzio Varella sobre “A pesquisa por trás do livro Rota 66”:

Juntamente com colaboradores, Caco contabiliza os crimes praticados pela polícia em supostos tiroteios na cidade de São Paulo entre abril de 1970 e junho de 1992. Os resultados são assombrosos e confirmam a tese de Martin Rosenbaum, jornalista da BBC e um dos colaboradores do Manual de Jornalismo de Dados, autor do tópico Entendendo os Dados – Contando Histórias com Dados (Leia o Manual aqui).

Com base em sua experiência na BBC, Martin Rosenbaum elaborou uma espécie de “tipologia” das diferentes histórias que podem surgir a partir de dados. Na lista figuram casos que apresentam medições, comparações, associações e análises. E foi justamente o que Caco Barcellos fez.

Em Rota 66, o autor nos traz em números o perfil das vítimas da ação policial: Em sua maioria pessoas pobres e negras. E inocentes. Ao todo foram assassinadas 4.179 pessoas durante os 22 anos da ação policial. O jornalista conseguiu consultar os antecedentes criminais de 3.523 e constatou que 2.027 não praticaram qualquer tipo de crime, o que representa mais de 57%.

Caco também fez um ranking dos maiores matadores da PM, com nome e perfil de ação. Tantas minúcias só foram possíveis graças… aos dados. É isso mesmo! Está aí um nicho do jornalismo em ascensão a ser explorado para aqueles interessados em jornalismo investigativo ou produção de livros-reportagens.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s