Projeto de jornalismo de dados mapeia lucros do petróleo e ajuda no Quênia

Em Turkana, uma região muito seca e pobre do Quênia, a descoberta da água e petróleo pode mudar a vida dos moradores que dependem de ajuda para se alimentar. Em março de 2012, o Presidente Mwai Kibaki do Quênia anunciou a descoberta do petróleo em Turkana após uma exploratória por uma empresa de petróleo anglo-irlandêsa. No ano passado, a Unesco anunciou que grandes reservas de águas subterrâneas foram encontradas na área atingida pela seca.

Como será que os novos recursos ajudarão os quenianos? A resposta é muito complicada, mas uma equipe de jornalistas de dados está trabalhando para torná-la mais clara. O Land Quest, um experimento de jornalismo de investigação transfronteiro, está usando dados para concorrentes interessados financeiramente no Quênia. Ele mapeia o fluxo de dinheiro da ajuda da Europa para o Quênia e o fluxo de lucros do Quênia de volta à Europa. O site passa dados de ajuda européiapara mapear o impacto da aquisição de terras por interesses internacionais de petróleo e água. Mostra também a localização e outras informações sobre ajuda ao desenvolvimento e projetos do setor privado em Turkana e nas proximidades. Lá as empresas transnacionais cultivam boa parte do fornecimento anual de flores da Europa, enquanto organizações sem fins lucrativos, financiadas pela União Européia procuram proteger a qualidade da água, defender os direitos trabalhistas e reassentar as pessoas deslocadas internamente.

O site é mantido pela plataforma de mapeamento  JEO, criada pelo ((o))ecoLab no Brasil. O Land Quest foi construído para ajudar os jornalistas. Os desenvolvedores criaram um “Script que permite que planilhas de Google Doc incidam diretamente sobre as camadas do mapa”. Quando os visitantes do site param o mouse sobre alguns pontos no mapa, também podem explorar as investigações e recursos que dão uma compreensão mais profunda do que está acontecendo. O projeto é um experimento de jornalismo de investigação transfronteiro criado por um grupo de jornalistas quenianos, europeus e americanos.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s