O segredo de Nate Silver

 

Image

Em julho de 2013 Nate Silver deixa seu emprego no jornal The New York Times para aceitar uma remuneração milionária na rede de TV ESPN, na primeira grande contratação registrada na imprensa mundial envolvendo um profissional especializado em jornalismo de dados (Big Data Journalism). A pergunta que muitos talvez estejam se fazendo é: Quem é Nate Silver?

Economista e estatístico, Nate Silver alcançou à fama prevendo quantitativamente os resultados das eleições norte americanas. Seu segredo? Dados.

Agora, Nate reuniu uma equipe para dedicar-se ao jornalismo fundamentado na análise rigorosa de dados, tratando dos temas mais variados: além de política, o blog tratará de economia, esportes, ciência e outras questões do dia-a-dia.

O jornalista foi um dos primeiros a abraçar o jornalismo de dados, nova tendência da profissão não apenas nos Estados Unidos, mas também aqui no Brasil. Segundo artigo publicado no Observatório da Imprensa “o organograma das redações está mudando” (Veja o artigo aquinovas funções começam a surgir dentro das redações. Dentre elas a figura do gerente de dados faz-se cada vez mais presente. Outra função oriunda do jornalismo de dados é o infografista, antes era quase um assessor do diagramador, e hoje tornou-se um dos profissionais mais requisitados e importantes.

Nate Silver foi um dos primeiros a perceber a valorização dos profissionais que sabem trabalhar com banco de dados e agora colhe os frutos de sua aposta acertada. Aos demais resta correr atrás e aproveitar para ouvir umas dicas de quem saiu na frente( Leia aqui um manisfesto de Nate Silver).

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s