O novo formato de fazer jornalismo na web

Para nós, jornalistas o jornalismo de dados é algo novo e desconhecido.  Para fazer um excelente jornalismo de dados, precisamos de conhecimentos técnicos em informática para poder fazer um jornal bem mais elaborado e simplificado para chamar a atenção dos internautas.

Os jornalistas que trabalham na web utilizam matérias feitas de outros jornais, devido já esta pronta e eles não possuem muito tempo para fazer matéria de reportagens. Devido a cada novo fato da matéria a matéria já mudou.  O jornalista quando trabalha num projeto de dados, ele cria pequenos códigos no qual  podem ser reutilizados ou atualizados. O próximo projeto demorar a metade do tempo devido ele já saber o que deve fazer ou não fazer,  possui  partes e pedaços no qual  podem ser reaproveitados.

No jornalismo tradicional, como o jornal, rádio e a TV, temos que pensar no começo meio e um fim. E suas matérias jornalísticas não mudam constantemente, tem o tempo certo para informar, se caso tiver um novo fato da matéria tem que fazer plantão e divulgar a noticia ou esperar chegar ao outro dia como o jornal impresso e nos telejornais chegarem à hora de começar.

Enquanto na internet, também tem o começo só que as pessoas olham o site e tem a primeira impressão da interface. Depois esta por si próprio. E pode ficar por um minuto ou por meia hora. Vai depender da matéria que o jornalista escreveu para chamar a atenção do internauta.

A quantidade de dados que possui e imensa, temos que ajudar os internautas a escolher uma matéria, mais fácil de ler, sendo objetivo e com matérias atraentes que consegue conquistar o publico todos os dias. Não é uma coisa fácil. Por que os internautas nem sempre são fieis de acompanhar o seu site.

As novas tecnologias mudam todos os dias, as maquinas ficam cada vez mais atraente ao consumo das pessoas. Mas o jornalista não pode esquecer que os seres humanos não mudam com frequência eles possuem sua própria opinião, e segue o que mais interessa para ele. O jornalista sempre precisa achar um ponto de equilibro para conquistar todos os dias os seus leitores ou internautas. Não é uma tarefa fácil mais é prazeroso fazer uma matéria bem elaborada e conseguir chamar a atenção deles. 

http://datajournalismhandbook.org/pt/na_redacao Nossas Histórias Vêm Como Código

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s