Mais de 50 recursos sobre jornalismo de dados

Nós últimos anos, o Jornalismo de Dados cresceu. Em 2013 um guia sobre como se tornar um jornalista de dados, publicou no início de outubro, dicas essenciais. O jornalismo de dados é a cobertura jornalística com base em dados, é uma combinação de variados campos, design gráfico a pesquisa investigativa.

O primeiro passo é achar as informações. Atualmente existem inúmeras fontes online, o site Data Driven Journalism fornece aos usuários recursos de aprendizagem, como seminários, estudos de casos, ferramentas. O Open Data Cook Book fornece aos visitantes um guia sobre como encontrar e utilizar dados abertos, disponíveis gratuitamente para uso, sem restrições de direitos autorais ou patentes. O Get the Data fornece um espaço para os usuários responderem e perguntarem sobre como encontrar dados relativos a um problema particular. Um excelente complemento é o site Is it Open Data? Para permitir aos internautas descobrir se as informações são de bases de dados abertos.

O governo dos Estados Unidos está trabalhando para melhorar sua coleta de sites de dados abertos. Ele fornece informação por cidade, estado e país. Atualmente, o site contém bases de dados de 29 estados e 11 cidades americanas, 172 agências e 21 países. Devido ao acesso limitado na América Latina, não contém recursos de dados abertos sobre países latino-americanos. Existem vários sites que oferecem informações específicas sobre dados relacionados. O Instituto para o estudo de grupos violentos, já apresentou e publicou uma pesquisa sobre a violência transnacional na fronteira EUA/México e na América Latina. O Centro Knight para o jornalismo nas Américas também conta com mapas interativos sobre leis de acesso à informação na América Latina e sobre os ataques à imprensa mexicana.

Os jornalistas também precisam ser capazes de interpretar e organizar os dados recolhidos. O site da IBM Many Eyes é uma ferramenta que ajuda a criar visualizações de base de dados. Yahoo! Pipes é um acessível agregador de dados e Google Fusion Tables é uma aplicação de tabelas que também cria visualizações de dados. Google também criou Google Public Data Explorer é um programa projetado para “Fazer com que grandes conjuntos de dados sejam fáceis de explorar, visualizar e comunicar”. Estes são alguns dos recursos gratuitos disponíveis na internet. Outras ferramentas incluem  Data Hub, que oferece várias bases de dados públicos, que permite criar linhas do tempo interativas.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s