Jornalismo por trás das lentes

por Gabriel Valle

Imagine sair por aí filmando tudo apenas com seus óculos. Deve ser bem divertido ser jornalista dessa forma, não? Essa é a aposta da Google para 2014: o projeto Google Glass, que foi inicialmente pensado ainda em 2012, deve chegar ao mercado ainda neste ano. Ele oferece diversas funções, tais como: acessar e-mails, tirar fotos, abrir páginas diversas na Internet; e é claro que os jornalistas não ficariam de fora dessa. Mas por onde começar?
Simples. A Universidade do Sul da Califórnia (USC), nos Estados Unidos, vai lançar na segunda metade de 2014 um curso de Glass Journalism (Jornalismo com o Google Glass), no qual os estudantes serão desafiados a ver o Jornalismo por uma realidade aumentada e assim realizarem seu trabalho de uma forma mais realística.
O curso espera cerca de 12 alunos em sua turma, incluindo estudantes de áreas diferentes. Engenharia da computação, Design, Relações públicas e, claro, Jornalismo serão áreas contempladas por um estudo que, inicialmente, foi proposto ao melhoramento do jornalismo especificamente, mas abre vagas para seus discípulos.
“Como alguém que incentiva totalmente a tecnologia no jornalismo, eu quero estar por perto para ver que rumos ele tomará com esse novo artifício”, revela Robert Hernandez, professor de web-jornalismo da Universidade e desenvolvedor do curso. “Essa plataforma é nova e ninguém tem noção alguma da mudança do jornalismo com ela. É uma grande oportunidade para que a indústria entre com tudo.” Ele espera que seus alunos realmente mudem o cenário jornalístico.
De acordo com a ementa, os alunos irão criar aplicativos para o Google Glass que irão aprimorar a reportagem das histórias pelos jornalistas e o consumo dessas histórias na plataforma. Hernandez espera responder perguntas como: “Como ficarão conteúdos extensos no Glass?” ou ainda: “Como os leitores podem criar e assistir às histórias utilizando o aplicativo?”.
Será um grande desafio, mas o professor está animado. “Metade dos meus colegas não sabem o que eu faço da vida”, brinca. “Eles não compreendem. Alguns ainda acreditam que eu estou tentando matar o jornalismo. A verdade é que estou tentando salvá-lo e aprimorá-lo”.

Veja o vídeo institucional do Google Glass, disponibilizado pela Google.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s