Jornalismo de dados, inimigo do Governo?

O jornalismo de dados tem surgindo em nosso país como uma afronta ao governo. Acostumados em ouvir alguém dizer que o Brasil ‘’nunca’’ irá ser um país de primeiro mundo, pois ‘’ sempre terá corrupção, esta prestes a ser mudado essa história. O jornalismo de dados veio para trazer transparência em alguns fatos em nossa sociedade. Principalmente quando se fala de Dinheiro onde o buraco é mais embaixo. Prefeituras e órgãos federais sempre ‘’andavam’’como queriam, não tinham que prestar contas de nada que gastavam. Mas com a transparência de informações isto mudará.

Marcelo Fontoura um jovem estudante da PUC –RIO acaba de terminar seu mestrado com o tema; ”Hackers e Participação – Uma analise de aplicativos de dados públicos no Brasil e seus criadores”. Marcelo aborda questões socioeconômicas, limites das hackathons e a centralidade do papel dos governos na divulgação de dados públicos. O jornalismo de dados pode ser visto como inimigo do governo brasileiro, uma vez que ele mostra as transparências dos gastos dos cofres públicos. E não só isso, dados como: política, segurança e saúde também são mostrados.

Em busca de maquiar um bom governo, líderes camuflam algumas informações. No estado de Goiás é um exemplo disso. Colocam propagandas na televisão cantando que Goiás é tudo de bom, mas na verdade é só uma maquiagem para alguém tentar se reeleger. O jornalismo de dados através da infografia pode mostrar através de gráficos que isso é mentira. A transparência será aberta a população para que comprovem que estão mentindo. O governo brasileiro precisa ser transparente.

Ter acesso a dados que só gente da ‘’Alta sociedade’’ teriam é genial. Quando digo ‘’Alta’’ me refiro a políticos e pessoas influentes em nosso país. Agora com o jornalismo de dados a informação será acessível a todos que quiserem. Será uma conquista de um povo que canta ‘’O Pátria amada idolatrada’’ , uma pátria que não se tem orgulho e sim decepção. Mas estamos evoluindo em busca de novas conquistas. O jornalismo de dados será o carro chefe destas conquistas.

http://br.okfn.org/category/jornalismo-de-dados-2/

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s